Notebook Acer Swift 3

Review do notebook Acer Swift 3: bom desempenho aliado a boa autonomia

Rene Ribeiro 29/03/2019 08h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O notebook Acer Swift 3 é um modelo Premium, que tem acabamento em metal, tela com bordas finas e dimensões pequenas. A série Swift foi lançada em 2016, com o Swift 1 e foi se desenvolvendo. Mesmo o Swift 3 já havia sido lançado em 2018, porém, essa versão que apresentamos na análise de hoje vem com memória Optane, uma tecnologia da Intel que acelera o acesso aos programas instalados. Acompanhe o review do Acer Swift 3 e conheça o notebook em detalhes.


Notebook Acer Swift 3: design e acabamento

A tampa do Acer Swift 3 tem acabamento em alumínio escovado na cor dourada, assim como as bordas e na parte que abriga o teclado. Já a parte de baixo é de plástico. O tom da cor é suave, bem agradável de ver, nada exagerado como se pode comprovar nas fotos.

A vantagem de usar alumínio, além do visual mais bonito, é que oferece mais resistência ao mesmo tempo que deixa o produto leve, mesmo tendo uma tela grande.

Reprodução

As dimensões do Swift 3 são de 243 x 359 x 16,9 mm (P x L x A) e pesa apenas 1,8 quilo. A tela é de 15,6 polegadas. O alumínio escovado também tem o benefício de não “atrair” impressões digitais ou mostrar muito pó, o que significa que não será necessário limpá-lo com tanta frequência.

Reprodução

O teclado em formato chiclete (teclas planas e cantos curvos) é bastante confortável, além de silencioso. O espaçamento entre as teclas favorece muito a digitação e ainda houve lugar para o teclado numérico do lado direito. A Acer também inseriu retroiluminação, o que é muito bem vinda para usar a noite.

Notebook Acer Swift 3: tela

A tela de 15,6 polegadas é antirreflexiva, o que é ótimo para eliminar reflexos indesejados de lâmpadas nos olhos. A tecnologia da tela é de LED IPS, que mantém as cores uniformes mesmo quando olhamos a tela de lado. A resolução é de 1920 x 1080 pixels (full HD). Assistir a vídeos no YouTube e Netflix foi uma experiência bastante proveitosa: as cores são bem vivas, com ótimo equilíbrio entre contraste e brilho.

Reprodução

Notebook Acer Swift 3: desempenho e recursos

Dentro do Swift 3, seu motor principal é alimentado por um processador quad-core Intel Core i5-8250U da 8ª geração que suporta 8 threads (instruções ao mesmo tempo) e uma frequência turbo máxima de 3,2 GHz. A memória é de 8 GB padrão DDR4-2400.

O que isso mostra é que há potência suficiente para o consumidor médio. Softwares de escritório funcionam com ótimo desempenho, assim como abrir várias abas no navegador Chrome (que é faminto por hardware). Softwares como Photoshop e outros editores de imagens vão rodar facilmente. Editores de vídeo pesados, como Adobe Premiere, podem dar um certo trabalho, porque este notebook não usa chip gráfico dedicado. Mas para a edição de vídeo básica usando softwares mais simples é garantida.

Reprodução

O espaço do disco rígido é de 1 TB, o que é algo bem generoso, dando conforto para instalar muitos programas e manter muitos dados nele.

Uma vantagem dessa versão do Swift 3 é a memória Optane. Essa tecnologia desenvolvida pela Intel é um novo cache de memória (16 GB) que pode melhorar o desempenho do sistema. Seu software inteligente aprende como você usa o laptop e armazena aplicativos e dados que você usa ​​com frequência. O resultado disso é o laptop inicializar mais rápido além dos programas carregarem mais rapidamente do que se estivessem em um disco rígido magnético comum.

Reprodução

Detalhe do teclado do Acer Swift 3. repare também no sensor de impressão digital no lado direito, logo abaixo da última tecla

Nos testes, o Windows 10 home levou 14 segundos para inicializar e ficar pronto para uso. Em notebooks com HD tradicional o boot leva entre 45 e 60 segundos. A carga de programas também é mais rápida. O Photoshop, por exemplo, levou 4 segundos para abrir.

Importante dizer aqui que é preciso abrir o programa na primeira vez para o núcleo de carga dele ficar armazenado na memória Optane. Depois da primeira vez, sempre que abrir o programa, ele vai inicializar rapidamente. E isso acontece com outros programas que você usar com mais frequência.

Reprodução

Detalhe do teclado quando a retroiluminação está ligada

É bom frisar que a Optane faz a carga mais rápida de programas e não faz com que eles trabalhem mais rápido. Dependendo da aplicação utilizada, se ela usar acesso ao disco, nesse caso sim, pode haver melhora no desempenho. Caso contrário, ele fará apenas a carga mais rápida.

Outro ponto a ser considerado: o Swift 3 não é um notebook para jogos. O processador gráfico embutido na CPU pode até rodar alguns jogos sofisticados, porém, com gráficos na configuração mínima e, mesmo assim, é arriscado a ter muitos lags ou, em tradução muito livre, algumas engasgadas. Mas se você joga Fortnite, então fique tranquilo, é o tipo de jogo que roda fácil em notebooks que não tem chip gráfico dedicado.

O áudio alcança um volume alto para alto-falantes pequenos de notebooks e também bastante nítido. Ainda há o sensor de biometria, que reconhece bem rapidamente a impressão digital, o que é um ótimo sistema de segurança.

Notebook Acer Swift 3: conectividade

As opções de conectividade incluem um leitor de cartão de mídia SD, uma porta USB 2.0, duas portas USB 3.0, uma porta USB Tipo-C 3.1, uma saída de vídeo HDMI e uma entrada P2 para headset, microfone e fone de ouvido. O Bluetooth usa a versão 4.0 e o Wi-Fi é compatível com as versões 802.11 a/b/g/n/ac.

Reprodução

Notebook Acer Swift 3: duração de bateria

Este notebook usa uma bateria de 52,5 Wh. A Acer informa que este notebook pode chegar até 10 horas de duração da bateria. Em nosso teste de streaming de vídeo, ele durou 7 horas e 35 minutos. Mas este é um teste leve.

Com uso pesado (muita multitarefa, muitas guias abertas ao mesmo tempo, trabalhando em GoogleDocs e fazendo streaming de alguns vídeos HD) e editando alguns vídeos, consegui chegar a 4 horas e 20 minutos.

Usando moderadamente, para assistir a alguns vídeos no Youtube, usar processador de texto, fazer muita pesquisa na web, e mais um programa de edição de fotos  para editar 50 fotos, cheguei a 6 horas e 50 minutos de uso. Portanto, para a maioria das pessoas, que não usa muitos softwares pesados, o Swift 3 suporta um dia de expediente sem problema.

Notebook Acer Swift 3: conclusão

O Swift 3 é um belo notebook no sentido literal da palavra. O alumínio escovado dá um ar elegante ao produto ao mesmo tempo que o torna leve (pesa apenas 1,8 kg) e resistente. Também é bom porque fica livre de marcas de dedos. A tela full HD apresentou ótima relação de brilho e contraste, com cores vivas e foi ótima para assistir a vídeos. O teclado é bastante confortável e silencioso. O recurso de proteção por biometria reconhece a impressão digital muito rapidamente para logar no sistema.

O desempenho é para quem deseja trabalhar com multitarefa sem se irritar com lentidão. Graças a tecnologia Intel Optane, o Windows inicializa em apenas 16 segundos e esta tecnologia também aprende quais são os programas mais utilizados e os carrega com maior velocidade também. A duração de bateria em uso moderado passa de 6 horas de uso, e uma carga completa leva cerca de duas horas para ser feita. O único ponto negativo fica por conta da saída de ar quente. Os cortes feito na parte de baixo do notebook não são suficientes para arrefecer o sistema completamente e esquenta a parte dos punhos.


Notebooks Intel Acer review
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você